quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fernando Lanhas no JN



Fernando Lanhas na Galeria de Arte do JN



Está patente na Galeria de Arte do "Jornal de Notícias", no Porto, a exposição "Fernando Lanhas, hoje", que dá a conhecer mais de uma dezena de obras do multifacetado artista portuense. Nascido em 1923, o pintor, arquitecto e poeta, junta-se ao leque de notáveis nomes das artes plásticas que têm passado pelo espaço expositivo do JN, que reabriu as suas portas ao público fez ontem precisamente um ano. A mostra pode ser visitada até ao dia 1 de Março.

A exposição é composta por 15 óleos sobre tela e um desenho, obras executadas nos últimos cinco anos. À excepção do desenho, "Cristo", todas as peças pertencem à colecção do artista e estão em depósito no Museu de Serralves, cujo director é o comissário desta mostra. Segundo João Fernandes, o conjunto agora exibido "mantém a fidelidade" à linguagem com que o artista abriu a abstracção em Portugal, nos anos 40, mas com uma vertente nova "A abertura da paleta a novas cores".

Essa sequência foi salientada pela ministra da Cultura, para quem Fernando Lanhas pinta "com a ternura de quem está a começar", num trabalho sempre carregado "de indagação e de pesquisa". "Não descura o lado de busca e do conhecimento. É um homem que não parou, só aparentemente é que faz a mesma coisa", disse ainda Isabel Pires de Lima.

Sempre sedento de conhecimento, Lanhas é muito mais do que um artista plástico. Arquitecto de formação, encontrou na arqueologia, na etnografia, na ciência, na astronomia e na poesia áreas de particular interesse. É também coleccionador, não só de brinquedos como de areia ou até de meteoritos que encontrou por esse mundo fora. Artista que recusa o título de pintor, classifica a arte como "um voo liberto e incontido pelo homem".

Ontem, foram muitas as figuras públicas que compareceram à inauguração da mostra, entre as quais figuravam outros grandes nomes das artes, como Júlio Resende, José Rodrigues ou Ângelo de Sousa.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: