terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Dia Europeu da Internet Segura

Comemora-se hoje o Dia Europeu da Internet Segura.

Saber utilizar a Internet de forma segura é um assunto que me interessa como cidadã, e também como Mãe e Professora.
Há cerca de dois anos participei em Fátima numa conferência organizada pela Associação Portuguesa de Consumidores dos Media (http://www.acmedia.pt/index.html). Um dos conferencistas foi o Dr. Tito de Morais, Fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net (http://www.miudossegurosna.net/), alertou-nos para os muitos perigos que a Internet pode representar, principalmente para crianças e jovens. Muitas vezes os pais não sabem o que os filhos pesquisam, com quem conversam através de fóruns e chats, que dados pessoais e familiares fornecem, etc. Permitem que as crianças e adolescentes tenham TV e computador no quarto, muitas vezes com Webcam, sem pensarem nos perigos que isso pode representar, além de adormecerem tarde. O problema está na falta de acompanhamento dos pais. O computador é importante e a Internet é super valiosa mas como tudo tem vantagens e inconvenientes e deve estar num local da casa de passagem, por exemplo uma sala de estar ou um corredor, para que os pais possam ver de vez em quando o que os filhos fazem (se estão estão a trabalhar, a pesquisar, a conversar,...).
Hoje e a propósito Dia Europeu da Internet Segura ouvi a Dra. Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa, recordar que desde sempre os pais ensinaram os filhos a proteger-se de perigos vários.
Realmente quem vive no campo alerta os filhos desde pequenos para todos os perigos próximos (animais, plantas venenosas, caminhos perigosos, etc.), nós que fomos criados na cidade fomos ensinados a atravessar a rua em segurança, a não nos metermos com estranhos nem aceitarmos boleias, etc. Mas um novo perigo espreita e nada fazemos para proteger os nossos pequenos.
A Dra. Cristina Ponte informou que existem vários projectos Internet Segura.
Por exemplo, encontrei também este: http://www.seguranet.pt/
Vamos todos estar alerta para podermos usufruir das novas tecnologias sem corrermos qualquer risco.

Sem comentários: