domingo, 30 de março de 2008

Aluno vítima de bullying durante um ano inteiro

Sabem porque é que os Alunos e Professores não se queixam de muitas situações de indisciplina / violência que ocorrem nas Escolas?!!

No blogue do Prof. Ramiro Marques estão duas das explicações possíveis:

Esta aconteceu numa escola do Sul do país. Durante um ano lectivo, um aluno de 13 anos foi vítima de bullying por parte de três alunos mais velhos. Todas as semanas, o aluno mais novo era "levado ao poste". O aluno era amarrado ao poste da baliza de futebol e era pontapedado pelos colegas mais velhos que, simultaneamente, o insultavam. Quando o aluno passava pelos três colegas mais velhos era obrigado a parar, fazer uma vénia e dar-lhes a vez. O aluno agredido passou a sofrer de incontinência urinária e a querer faltar à escola. A mãe do aluno dirigiu-se várias vezes à escola, pedindo explicações e solicitando ajuda. Durante os primeiros meses do calvário, a directora de turma e o conselho executivo foram exigindo testemunhas. Não havia ninguém na turma que quisesse testemunhar contra os três alunos agressores. Todos tinham medo deles. No final do 2º período, a directora de turma tomou a iniciativa de fazer uma exposição ao CE solitando a mudança do aluno agredido para outra turma. O requerimento andou para cima e para baixo e o 3º período chegou ao fim. O aluno vítima das agressões só foi transferido de turma no ano lectivo seguinte. Nada aconteceu aos três alunos agressores.

Ou este caso:

Fui vítima de violência física e verbal por parte dos pais de um aluno da minha escola há já 4 anos. Isso aconteceu porque o repreendi por ter batido num colega. O aluno que eu repreendi, como vingança, fugiu da escola e foi dizer aos pais que eu o tinha agredido. Os pais vieram á escola e agrediram-me violentamente. Fui parar ao hospital, bem como a colega que me defendeu. Apresentámos queixa, fomos a julgamento e como faltava um documento do instituto de reinserção social, pois são de etnia cigana e recebem rendimento mínimo, ainda estou por saber afinal qual foi a sentença. À criança, na altura, nada lhe aconteceu, pois tinha idade inferior a 10 anos. Aos pais, nada soube que tivesse mudado na vida deles. Afinal de que serviu tudo isto?
Antónia

Sem comentários: