sábado, 5 de fevereiro de 2011

O melhor aluno do secundário em 2000 fez o doutoramento e está desempregado

Na página do Prof. Ramiro marques: http://www.profblog.org/
li este texto que me deixou sensibilizada.
Concordo com ele em tudo, exceto no não casar. Acho que se deve casar cedo e ter filhos cedo, embora seja complicado nos dias de hoje ter uma família e não ter ajuda dos pais (porque do Estado... nada. E ainda perguntam porque não nascem mais crianças em Portugal...).


Encontrei ontem o aluno que obteve a melhor classificação do 12º ano no ano 2000 numa escola secundária do Distrito de Santarém onde tenho familiares a leccionarem.

O rapaz chama-se Victor, tem 28 anos de idade, fez o 12º ano com média de 18,8 valores, podia ter ido para Medicina mas preferiu Biologia porque queria ser cientista.

Fez a licenciatura em Biologia com média final de 17 valores. E o mestrado em Biologia Molecular com 19 valores.

Entrou no ano seguinte para doutoramento. Concluiu o doutoramento em Biologia Molecular com nota máxima em Julho de 2010. Está desempregado há seis meses.

O Victor cometeu três erros: casou, comprou casa em Lisboa e tem um carro. Tem dois créditos, uma família, uma casa para pagar e um carro que lhe dá uma despesa fixa mensal elevada.

Ficou agarrado a uma casa e a vários créditos. E amarrado a um casamento que lhe trouxe responsabilidades cedo demais.

Podia ter feito como outros colegas que foram alunos menos brilhantes: não casaram, não compraram carro, não adquiriram casa, não contraíram créditos e ficaram livres para fugir de um país que é padrasto para os que chegaram depois.

Tudo o que um jovem vítima do Socialismo pode ter deve caber dentro de um saco de viagem. Para poder partir sempre que quiser para onde haja um lugar que o trate bem. Longe de Portugal. Sem as grades do socialismo.

Que a história do Victor sirva de lição aos jovens que me lêem ou aos pais que podem transmitir-lhes estes conselhos:

#1 Não casem. Filhos, nem pensar!

#2 Não comprem casa própria; aluguem um apartamento ou quarto e sintam-se livres para marchar para qualquer lado onde haja trabalho.

#3 Comprar carro, para quê? É mais uma despesa fixa que vos tolhe os movimentos e rouba a liberdade.

#4 Não contraiam créditos.

#5 Estudem Inglês e façam do Mundo a vossa casa.

Sem comentários: