sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Concurso: "Faz Portugal melhor!"

Aos alunos


Portugal é...
Um país da Europa
Portugal é a tua cidade, a tua vila, a tua aldeia
Portugal é a tua junta de freguesia, a tua câmara municipal
A tua rua e a tua escola
Portugal é a tua família, os teus colegas, os teus professores
Portugal é imaginação, investigação, produção
Portugal és tu!

E tu podes fazer PORTUGAL MELHOR!


Todo o acto educativo implica uma atitude optimista. Por isso, numa época em que dominam o cepticismo e a descrença é urgente que os professores, pais e encarregados de educação transmitam aos jovens a ideia de que é possível mudar o que não está bem, compreendendo o seu papel activo e interventivo.

Assim, lançamos um desafio aos nossos jovens: o desenvolvimento de projectos sobre a realidade que os rodeia, identificando problemas, propondo soluções, promovendo mudanças.

Para além dos professores que orientarão os seus alunos, espera-se a colaboração no desenvolvimento dos projectos, das famílias, das instituições do ensino superior, das autarquias, empresas e associações.

O site do concurso reflectirá o trabalho produzido pelos alunos e a colaboração de toda uma rede de cooperação que por certo se constituirá:

http://www.cienciahoje.pt/30150

O tema do concurso – FAZ PORTUGAL MELHOR! – favorece o desenvolvimento de projectos de âmbito muito alargado. Sugere-se no Regulamento que os alunos partam de um aspecto da realidade em que se encontram inseridos o estudem com rigor e, a partir do diagnóstico feito, apresentem propostas criativas de intervenção.

Uma questão ambiental, um problema de carácter social, uma situação específica da escola que pode ser melhorada, mas também, por exemplo, a produção de um medicamento, a construção de um robot, a pesquisa sobre uma manifestação cultural da comunidade … são apenas alguns dos possíveis temas dos projectos a concurso. Pode-se fazer Portugal melhor de muitas formas! (...)

Sem comentários: