O gosto pela leitura deve ser incutido nas crianças pelos pais e Professores.
No blogue do Prof. Matias Alves, Terrear, encontrei este texto:
Há algum tempo, visitámos uma escola do 2.° ciclo do Ensino Básico, em Famalicão. Fomos descobrir aí um folheto resultante de uma pequena experiência levada a cabo pelo grupo de professores de Português. Eis o texto do folheto, apresentado sob a forma de carta dirigida aos pais:
Senhor(a) Encarregado(a) de Educação,
Vem aí o Natal! Na qualidade de professor(a) de Português venho ter consigo para, se mo permite, lhe dar uma sugestão e lhe fazer um apelo:
Quer que o seu filho desenvolva a sua sensibilidade, o seu gosto pela palavra e pelas histórias? Que cresça por dentro com valores como a solidariedade, a justiça, o amor, a verdade? Que aumente o seu saber? Que não conheça a solidão? Se quer isto e muitas coisas mais, compre, neste Natal que se avizinha, um bom livro para o seu filho. Como diz Sophia de Mello Breyner, «o livro é uma festa!». Torne mais festivo o Natal do seu filho, oferecendo‐lhe um bom livro que passará de mão em mão, de geração em geração, sempre mais valioso e mais amado.
Se quiser antecipar a sua prenda, pode comprar uma obra de Matilde Rosa Araújo – uma das nossas maiores escritoras de literatura infantil e juvenil – que virá à nossa Escola, no dia 10 de Dezembro. Ela, que sente e compreende as crianças como ninguém, não deixará de autografar o livro do seu filho – e ele terá, por isso, muito mais valor. Se preferir surpreendê‐lo mesmo na Festa de Natal, deixo‐lhe uma lista de bons autores para o ajudar na sua escolha.
Colabore com o (a) professor(a) de Português! Ajude‐nos a incentivar, no seu filho, o gosto pelos livros e pela leitura. E ele será, um dia, um adulto mais sábio, mais responsável, mais solidário e, de certeza, mais feliz.
Com os melhores cumprimentos,
O (a) professor(a) de Português
Este texto – integrado num projecto com origem na Escola visando a colaboração entre esta e a Família em prol da leitura – foi levado para casa por todos os alunos. O desdobrável continha ainda uma lista de doze autores de literatura infantil, portugueses e estrangeiros. Segundo testemunho de uma das principais animadoras da iniciativa, Manuela Monteiro, delegada de disciplina, os resultados excederam as expectativas. Uma simples feira do livro e um encontro com um escritor na escola transformaram‐se, assim, em momentos privilegiados de um processo de colaboração entre professores e pais em torno da necessidade de promover o livro, fomentar o gosto de ler e contribuir para o sucesso educativo e pessoal – o qual passa, cada vez mais, pela melhoria das competências de leitura dos alunos. (...)
José António Gomes. Da nascente à voz. Contributos para uma pedagogia da leitura.Lisboa, Ed. Caminho, 1996 (excertos adaptados)
sexta-feira, 21 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário